Critérios de Avaliação (1)
| Campo |
Informação |
| Característica |
Apoio à aprendizagem. As características a serem avaliadas quando se trata de jogo, conforme Huizinga (1954), são categorizadas em: a) Evasão da vida real; b) Divertimento do jogo. |
| Definição |
O quanto o jogo educativo alcança o propósito de servir como um objeto de aprendizagem digital, ou seja, se o jogo, segundo a opinião dos alunos, é um recurso digital que possa servir para auxiliá-los na aprendizagem do tema em questão, se os ajuda na compreensão e reflexão sobre o tema. Evasão da vida real implica avaliar a distância temporária da vida cotidiana enquanto se está jogando o jogo. O divertimento do jogador visa avaliar se o jogo educativo elenca uma das principais características que é o envolvimento lúdico do jogador, se ele se diverte ao jogar. |
| Tipo |
Pesquisa de opinião |
| Método de Análise de Dados |
Estatística descritiva - percentual de respostas por item |
| Instrumento de Coleta de Dados |
Questionário de avaliação continha duas questões e pode ser visto no Anexo I. A primeira questão foi objetiva e obrigatória, com 27 itens. Cada item com 5 opções. Em cada um desses itens o aluno deveria marcar um dentre 5 botões de opção (De jeito nenhum, Um pouco, Parcialmente, Sim, Muito) demonstrando o quanto concordava com a afirmação do item. A segunda questão era discursiva e facultativa, a fim de obter uma sugestão para melhoria do jogo. |
| Sujeitos |
Alunos do 2° ano do Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agroindústria (TA) e 2° ano do Técnico Integrado em Informática (TI), do Instituto Federal de Goiás, situado em Inhumas - GO. |