| Método de Análise de Dados |
Os dados provenientes destes instrumentos foram primeiramente classificados em unidades de análises e contextos, seguindo a metodologia de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). Em seguida, as unidades foram agrupadas em categorias que, à luz do referencial teórico, permitiram caracterizar os participantes, verificar as relações estabelecidas entre eles, bem como identificar as potencialidades e os desafios quando se desenvolvem atividades com jogos digitais. |
| Instrumento de Coleta de Dados |
Questionário inicial para verificar se os participantes já tinham tido contato com o Minecraft e quais os conhecimentos que possuíam sobre fontes de energia, sua produção e suas transformações; 8 questões fechadas e 9 questões abertas um portfólio digital onde os estudantes relataram o desenvolvimento da atividade, como foi utilizado o Minecraft durante a aplicação da sequência didática, o que foi pesquisado e quais dúvidas que surgiram durante a atividade; a produção de um produto ou solução para uma questão norteadora elaborado dentro do ambiente do jogo digital Minecraft. |