Jogo do Aprendizado, Matemática Inicial
| Componente | Matemática |
| Etapa | Ensino Fundamental |
| Ano / Faixa | 1° ano (EF); 2° ano (EF) |
| Habilidade | EF01MA01, EF01MA02, EF01MA08, EF01MA13, EF01MA14, EF01MA15, EF01MA16, EF01MA17, EF01MA19, EF01MA21, EF02MA01, EF02MA05 |
| Tópicos | O jogo digital educacional para Android foi desenvolvido para ajudar alunos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) a aprender matemática. Seguindo os Parâmetros Curriculares Nacionais, o jogo abrange tópicos essenciais, como operações com números, grandezas e medidas, formas geométricas, e tratamento da informação. Com 43 fases divididas em cinco níveis, o enredo envolve uma "busca ao tesouro do conhecimento," onde os jogadores ganham itens simbólicos ao progredir, incentivando o aprendizado de forma interativa e motivadora. |
| Licença | Não especificado |
| Interação | Single Player |
| Idioma | Português |
| Plataforma | Android; Tablets / Smartphone; |
| Característica | Não Informado |
| Definição | Não Informado |
| Tipo | Para o processo de avaliação do software desenvolvido, foram selecionados voluntários para a formação de dois grupos distintos que estão cursando alguma das séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), sendo o 1º grupo formado por educandos que possuam algum problema de natureza psicológica que lhes traz dificuldades temporárias para o aprendizado, matriculados na rede regular de ensino e não possuam qualquer tipo de deficiência e o 2º grupo formado por educandos que possuam deficiência física e me |
| Método de Análise de Dados | A metodologia utilizada para a avaliação do software consistiu inicialmente na apresentação do software, neste processo o pesquisador explicou primeiramente para o profissional como utilizar o software e após isso o pesquisador conjuntamente com o profissional explicaram para o voluntário sobre a utilização do jogo. Após isso o voluntário foi convidado a jogar. Durante a partida de jogo as dúvidas que surgiram foram respondidas de maneira imediata pelo pesquisador ou pelo profissional. |
| Instrumento de Coleta de Dados | Questionário |
| Sujeitos | Alunos de alguma das séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), sendo o 1º grupo formado por educandos que possuam algum problema de natureza psicológica que lhes traz dificuldades temporárias para o aprendizado, matriculados na rede regular de ensino e não possuam qualquer tipo de deficiência e o 2º grupo formado por educandos que possuam deficiência física e mental e que estejam matriculados em uma escola de educação na modalidade especial. |
| Autor | ROCHA, Murilo Rodrigues da |
| Organização | Não Informado |
| Universidade | UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
| País | Brasil |